Mitos e verdades sobre o colesterol

Hoje, 08 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Controle do Colesterol, que foi instituído pelo Governo, em 2003, com o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo, sobre a importância do controle da doença e como é feito o tratamento. 

Atualmente, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e, aproximadamente, 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No País a data foi instituída por causa dos altos números de mortes, cerca de 300 mil por ano, em decorrência de infartos e derrames. 

Muita gente diz saber de alguma prática, alimento ou receita que combata o colesterol – algumas possuem fundamentos científicos, enquanto outras são apenas mitos que rodeiam o imaginário popular. E, no meio de todas essas dúvidas e incertezas, inúmeras pessoas deixam de fazer o tratamento correto, agravando sua situação de saúde. Então escolhemos alguns dos conceitos mais polêmicos e utilizados para confirmar – ou não! – a sua veracidade. Assim, você saberá no que investir e o que esquecer quando o assunto for “colesterol alto”.

A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA AJUDA A CONTROLAR O COLESTEROL (VERDADE)
A prática de exercícios físicos aeróbios promove aumento dos níveis de HDL-colesterol e redução do colesterol total.

COLESTEROL É SINÔNIMO DE PROBLEMA (MITO)
O problema é o excesso de colesterol – especificamente das chamadas lipoproteínas LDL-colesterol e VLDL-colesterol – duas formas de transporte que o colesterol assume quando está na corrente sanguínea.

VINHO TINTO AJUDA A REDUZIR O COLESTEROL (VERDADE)
O consumo moderado de vinho tinto, ou seja, um cálice para mulheres e dois cálices para homens, é um ótimo aliado para o controle do colesterol.

BERINJELA REDUZ O COLESTEROL (DEPENDE)
Em humanos o uso da berinjela como uma opção terapêutica alternativa não está fundamentado por evidências científicas suficientes.

O OVO DEVE SER BANIDO DA DIETA (MITO)
Inúmeros estudos comprovam que o consumo do ovo possui muito mais benefícios do que malefícios. Isto porque boa parte do colesterol vindo do ovo não é absorvida pelo nosso organismo, não circulando na corrente sanguínea. Desta forma, o colesterol proveniente da gema do ovo não é relacionado a nenhum efeito sobre o colesterol total. A recomendação de ingestão do ovo, que antes era de até 3 vezes por semana está sendo revista e novas pesquisas indicam que a ingestão de um ovo ao dia é aceitável em pessoas saudáveis, se outros alimentos ricos em colesterol forem limitados na dieta.

O ANTICONCEPCIONAL PODE INTERFERIR NOS NÍVEIS DE COLESTEROL (VERADADE)
Estudos mostram que mesmo em baixas dosagens, os contraceptivos orais contribuem para modificar o metabolismo das lipoproteínas, aumentando os níveis de colesterol total e triglicérides.

FUMAR INTERFERE NO COLESTEROL (VERDADE)
Isto ocorre porque as substâncias tóxicas presentes no cigarro reduzem a capacidade que o organismo tem de remover o colesterol em excesso e aumenta o estresse oxidativo, aumentando a oxidação de LDL-colesterol.

COLESTEROL ALTO É DOENÇA DE PESSOAS IDOSAS (MITO)

Estudos mostram que 20% das crianças e adolescentes entre os 2 e 19 anos apresentam hipercolesterolemia, onde 8% tem altos valores de LDL (“colesterol ruim”) e 45% apresentam baixos níveis de HDL (“colesterol bom”).

Revisão I: Ju Tolêdo

Revisão II: Michele M Reginatto

Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional​ e Fitoterapeuta

Agende sua consulta pelo whats 54996874146

whatsapp