TIPOS DE ARROZ INFLUENCIAM A QUALIDADE FINAL DO PRATO APÓS O COZIMENTO

Arroz
Arroz
Arroz tipo 1, arroz tipo 2, longo, fino, curto, etc..Você sabe o que significa cada um desse tipos de classificação do arroz na hora de escolher o produto que vai levar para casa e como sua escolha pode influencia no resultado final de seu prato?

Vejamos um pouco sobre os tipos de arroz de acordo com a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com as dimensões do grão, o arroz é classificado nas seguintes classes:

I ­ longo fino: é o produto que contém, no mínimo, 80% oitenta por cento) do peso dos grãos inteiros medindo 6,00 mm (seis milímetros) ou mais no comprimento, a espessura menor ou igual 1,90 mm (um vírgula noventa milímetros) e a relação comprimento/ largura maior ou igual a 2,75 (dois vírgula setenta e cinco), após polimento dos grãos;

II ­ longo: é o produto que contém, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do peso dos grãos inteiros medindo 6,00 mm (seis milímetros) ou mais no comprimento, após o polimento dos grãos;III ­ médio: é o produto que contém, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do peso dos grãos inteiros, medindo de 5,00 mm (cinco milímetros) a menos de 6,00 mm (seis milímetros) no comprimento, após o polimento dos grãos;

IV ­ curto: é o produto que contém, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do peso dos grãos inteiros medindo menos de 5,00 mm (cinco milímetros) de comprimento, após o polimento dos grãos;

V ­ misturado: é o produto que não se enquadra em nenhuma das classes anteriores.

De acordo com a sua qualidade, expressos por números arábicos e definidos pelos limites máximos de tolerância estabelecidos nos Anexos II a VII da Instrução Normativa 6/2009. A classificação varia de 1 a 5, com numeração crescente à proporção que aumentam os defeitos. Entre os defeitos de qualidade, encontram-se grãos quebrados e quireras.



O arroz com casca e beneficiado e os fragmentos de arroz que não atenderem às exigências legais são classificados como “Fora de Tipo” e podem ser comercializados como tal, desde que estejam perfeitamente identificados (ARAÚJO et al., 2007; BRASIL, 2009).

O Arroz tipo 1 é selecionado com relação a defeitos e o pacote possui no mínimo 92,5% de arroz inteiro, ficando sempre bonito e solto depois de cozido.

 Já o tipo 2 é um arroz com o dobro de defeito, ou seja, pouco selecionado e também com maior número de arroz quebrado chegando a 15%, e o resultado é um arroz mais empapado e também não uniforme depois de cozido.

O arroz tipo 3 é um arroz inferior, com até 25% de arroz com defeitos e quebrado. É um arroz mais barato, porém de menor qualidade.

Na hora do preparo para o arroz tipo 1 e 2, cada 1 xícara (chá) de arroz pede 2 xícaras (chá) de água fervente. No caso do arroz parboilizado é necessário meia xícara (chá) a mais de água.

Para saber mais sobre saúde e qualidade de vida confira meus cursos online:

Curso Saúde na Cozinha: Temperos, Especiarias e Ervas Aromáticas:


Curso de Interpretação do Rótulo de Alimentos:


Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional

(54) 2621-3433

https://www.facebook.com/nutrimicheMReginatto/


REFERENCIAS:

Araújo, W. M. C.; Montebello, N. P.; Botelho, R. B. A. Alquimia dos alimentos. São Paulo: Editora SENAC-DF, 2007. 557 p.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n. o 06, de 16 de fevereiro de 2009, Diário Oficial [da] República Federativa do BrasilBrasília, DF, 17 fev. 2009. Seção 1.